sábado, junho 17, 2006

Procter & Gamble destaca ligações emocionais

Robert Berner (Prémio, 12 de Maio de 06) escreveu um texto interessante, no capítulo do Marketing, referente aos novos anúncios da Procter & Gamble.

"Transformar meras marcas em «Lovemarks»" é o objectivo dos novos anúncios desenvolvidos pela JWT Worldwide.

Publicamos aqui um excerto do texto de Robert Berner:

"TIDE - Os anúncios mostram que as mulheres podem concentrar-se em outras coisas das suas vidas porque o Tide toma conta da sua roupa suja.
ALWAYS - A P&G está a usar o design e o humor para elevar a imagem dos pensos higiénicos. Um anúncio dobra um Always numa chaise lounge. O copy diz: «Se você se vai sentar nele todo o dia, é melhor que ele seja confortável».
PAMPERS - Já não são anunciadas apenas como as fraldas mais absorventes. Agora, as Pampers são vendidas como formas de ajudar ao desenvolvimento das crianças".

quinta-feira, junho 08, 2006

O segredo do êxito


Realizou-se ontem mais uma aula de Publicidade e Promoção de Vendas que contou com a presença de uma convidada: a Dra. Cristina Veríssimo (Directora de Marketing da MediaPromo) dando-se assim seguimento à formação no modelo mais convencional de sala mas com uma metodologia inovadora: a presença de convidados.

Desta vez ficámos a conhecer o Case Study MediaFashion/MediaPromo, grupo económico nacional com sede em Vila Nova de Gaia, cuja actividade se centra no desenvolvimento de suportes de comunicação multimédia, área de negócio em expansão a nível nacional e internacional.

Cristina Veríssimo começou por apresentar o Grupo de Empresas, o seu historial e os serviços prestados. Nesse sentido, os alunos tiveram oportunidade de verificar e analisar exemplos de vários suportes digitais (CD's) que a MediaFashion concebeu para vários dos seus clientes.

Por outro lado, Cristina Veríssimo deu a conhecer o processo de internacionalização do grupo, e a regular participação das marcas que gere em feiras internacionais.

Como complemento às aulas teóricas leccionadas pelos docentes da cadeira de Publicidade e Promoção de Vendas, Cristina Veríssimo ao dar a conhecer a estratégia que o Grupo MediaFashion segue para promover os seus serviços no mercado empresarial a que se dirige, que vai desde o recurso ao correio electrónico, passando pela utilização de banners na web, de publicidade nos media, da carta enviada por correio aos clientes, da oferta de brindes, até à participação em feiras em Portugal e no estrangeiro, ajudou-nos a proporcionar aos alunos uma formação mais prática, através da apresentação de um caso concreto de promoção de vendas.

Registamos aqui e agora aquilo que poderemos concluir ser o segredo do êxito do Grupo MediaFashion, de acordo com o que ouvimos ontem no Auditório do IPAM Matosinhos, proferido por Cristina Veríssimo:

1º Qualidade;
2º Personalização do serviço;
3º Comunicação Eficaz.

sexta-feira, junho 02, 2006

Cristina Veríssimo connosco no dia 7


Cristina Veríssimo
, Directora de Marketing da Mediapromo e da Mediafashion vem ao IPAM Matosinhos apresentar as duas empresas e a sua experiência nos domínios da comunicação e promoção de vendas.


As duas empresas possuem know-how no desenvolvimento de "suportes digitais, passando pela personalização de embalagens, à produção e licenciamento de conteúdos musicais, audiovisuais, interactivos e multimédia."


Aqui pode ver: Suportes Digitais; Embalagens exclusivas e Conteúdos à medida


Em 2006, esta será a segunda visita ao IPAM Matosinhos de um quadro executivo para participar em actividades levadas a cabo pela cadeira de Publicidade e Promoção de Vendas.

quinta-feira, maio 25, 2006

Prémios Meios & Publicidade

Os Prémios Meios & Publicidade 2005 foram entregues no dia 11 de Maio de 2006, em Lisboa, tendo distinguido 41 categorias entre as áreas de media, marketing e publicidade.

Registamos aqui o facto do site publico.pt ter sido considerado o melhor site de informação. José Vítor Malheiros (Público, 2006/05/13), director da edição on-line do Público, afirmou que este reconhecimento é também um elogio "à sua capacidade enquanto suporte publicitário". Segundo a edição do Público referida anteriormente, o director José Vítor Malheiros considera que "existe nitidamente um crescimento do entusiasmo pelo sector Internet: há mais publicidade, mais e novos utilizadores, que passam mais horas, visitam mais páginas e fazem mais compras on-line."

Por outro lado, salientamos o facto da Vodafone ter sido em 2005 o maior anunciante do mercado, tendo investido € 104 milhões.

A Lift foi eleita a melhor Agência de Comunicação.

Joana Queiroz Ribeiro foi considerada a personalidade do ano na área da comunicação como reconhecimento pelo seu trabalho à frente da imagem da Unicer.

Destacamos também aqui o facto de ter sido atribuído à Partners o prémio de melhor Agência de Publicidade em Portugal.

Na edição do Público referida no início deste artigo pode obter mais informações sobre os Prémios Meios & Publicidade 2005.

terça-feira, maio 23, 2006

Vodafone lidera recordação genérica da publicidade

"Que anúncios recorda ter visto publicitados, recentemente?"

Segundo um estudo da Publivaga/Marktest, a Vodafone é líder de recordação genérica pelo terceiro ano consecutivo, uma vez que 5,6% dos inquiridos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto responderam Vodafone à pergunta formulada, que escrevemos no início deste artigo.

Clique aqui para ver os Tops Anuais de Recordação Genérica de Publicidade.